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Projeto obriga motorista a ressarcir o SUS quando for culpado por acidente

Aprovado projeto que determina que a pessoa que provocar acidente com dolo (quando há intenção) ou culpa grave, além de indenizar as vítimas, responderá pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com atendimento e tratamento de todos os acidentados.

O responsável pelo Projeto de Lei 362/19 é o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que recebeu parecer favorável da deputada Marília Arraes (PT-PE).

Até o momento o projeto só foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, agora o projeto precisa ser analisado em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: https://www.camara.leg.br/noticias/615834-comissao-aprova-projeto-que-obriga-motorista-a-ressarcir-o-sus-quando-for-culpado-por-acidente/

Ipem-SP- fraude em caminhão tanque pode gerar multa de até R$1,5 milhão

 Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), durante fiscalização de rotina em veículos transportadores de produtos perigosos em Bauru, no dia 11 de novembro, suspeitou de um veículo com placa de Santo Antônio de Posse e foi detectada a fraude no tanque do caminhão após descontaminação.

O primeiro compartimento armazenava num compartimento ilegal a quantia de 69 litros, o segundo, 47,8 litros e o terceiro, 68,9 litros.

Durante a fiscalização, realizada na base da empresa Stock Distribuidora de Combustível em Bauru, no total foram verificados 44 veículos sendo um autuado, devido a fraude em três dos quatro compartimentos do tanque, ao ficar retido no tanque de carga o combustível que seria entregue nos postos revendedores, além do Certificado de Verificação estar com data alterada.

A partir da autuação o responsável pelo veículo tem o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A operação especial integrou conjunto de ações da autarquia que acontecem em todo o Estado para verificar as condições dos veículos que transportam produtos perigosos. Na ocasião, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

FONTE: http://www.ipem.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14093:2019-11-14-15-08-59&catid=209:2019-01-26-10-43-41&Itemid=676

Com a falta de motoristas, senadores dos Estados Unidos incentivam a entrada de mulheres no transporte

Os senadores dos Estados Unidos Tammy Baldwin e Jerry Moran, apresentaram nesta semana, no congresso do país, o projeto “Lei de Promoção da Mulher no Transporte Rodoviário”. O projeto busca incentivar a entrada de mulheres no transporte, para suprir a falta de motoristas profissionais nos Estados Unidos.

Hoje, o mercado de trabalho norte-americano tem 47% de mão-de-obra feminina. Porém, no setor de transportes, em todas as atividades da cadeia, elas são apenas 24%, com apenas 7% do total de motoristas profissionais sendo mulheres.

“Atualmente, as mulheres representam menos de 10% da força de trabalho nos caminhões, e é fundamental remover as barreiras que impedem as mulheres de seguir e manter carreiras na estrada. Tenho orgulho de liderar esse esforço bipartidário com o senador Moran, porque mais oportunidades de emprego para mulheres levarão a mais segurança econômica para as famílias trabalhadoras”, disse a Senadora Tammy Baldwin.

De acordo com o Senador Jerry Moran, com o projeto, o congresso vai poder explorar todas as oportunidades para inserir as mulheres no setor de transportes.

“Como as mulheres estão substancialmente sub-representadas no setor de transportes, o Congresso deve explorar todas as oportunidades para incentivar e apoiar a busca de carreiras, que levará a novas oportunidades de emprego para as mulheres e aumentará a igualdade para elas no setor de transportes”, disse o senador.

O projeto já recebeu amplo apoio de entidades, como a Women in Trucking Association e a American Trucking Association.

Os Estados Unidos enfrentam uma grande escassez de motoristas profissionais no transporte rodoviário. O número total de oportunidades está chegando à casa das 70 mil vagas, com salários acima de US$ 60 mil por ano, mas não há muitos interessados no país.

A profissão é considerada muito penosa, com problemas de infraestrutura nas estradas, falta de locais adequados para parada e descanso, e muito tempo longe de casa, além de excesso de regulamentação.

A “Lei de Promoção da Mulher no Transporte Rodoviário” não tem previsão para entrar em vigor, já que ainda precisam ser realizados todos os trâmites legais no Senado Federal dos Estados Unidos.

Gerando empregos! Empresa Chinesa anuncia investimento na startup brasileira Truckpad

Full Truck Alliance (FTA), maior plataforma digital do transporte da China, anunciou nesta segunda-feira (11) que está investindo na Truckpad, startup que lançou em 2013 a mais conhecida plataforma no país para gestão e contratação de motoristas autônomos de caminhão.

Carlos Mira fundador e CEO da Truckpad, disse que o aporte vai possibilitar a empresa acelerar o seu crescimento. A empresa está de mudança e vai, até o final do mês, para um escritório maior, próximo à avenida Paulista, na região central de São Paulo.

Segundo ele, a empresa vai quadruplicar de tamanho, passando dos atuais 150 funcionários para 600 profissionais. As contratações serão para as áreas de operações, tecnologia e backoffice (marketing, administrativo, entre outras).

Ampliando a operação, a expectativa de Mira é elevar o volume de mercadorias transacionadas por meio da plataforma de R$ 700 milhões, em 2019, para R$ 2 bilhões ao final do próximo ano.

“Estamos felizes com o investimento da FTA. Estamos fortemente comprometidos com o crescimento da plataforma com qualidade e em trazer soluções inovadoras para os nossos parceiros e clientes”, diz Carlos Mira.

O aplicativo Truckpad, por onde são contratados os fretes, tem mais de um milhão de downloads. Antes da FTA, a empresa recebeu investimentos da Movile, da Maplink (Grupo LBS), Mercedes-Benz e EstrelaPar.

A FTA é a maior plataforma digital de logística da China e já recebeu investimentos da Tencent, SoftBank, Lightspeed Venture, Tiger e Capital G. O seu aplicativo possui mais de sete milhões de usuários registrados, que cobrem 339 cidades da China, e possui mais de 2,5 milhões de embarcadores oferecendo cargas.

Segundo executivos da FTA, a empresa também vai contribuir com a Truckpad por meio da sua experiência operacional e tecnologia.

FONTE: https://www.startse.com/noticia/startups/70685/fta-truckpad-investimento

ATENÇÃO! Restrição de tráfego de Caminhões nas rodovias federais nesse feriado da Proclamação da República

A Polícia Rodoviária Federal informa que caminhões têm restrição de tráfego nas rodovias federais de pista simples neste feriado da Proclamação da República (14 a 17 de novembro). Combinações de Veículos de Cargas (CVC), portando Autorização Especial de Trânsito (AET), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET terão restrições.

As restrições irão ocorrer na quinta, sexta e domingo, nos horário abaixo:

  • 14/11/2019, quinta-feira, 16:00 às 22:00;
  • 15/11/2019, sexta-feira, 06:00 às 12:00;
  • 17/11/2019, domingo, 16:00 às 22:00.

A restrição não se aplica para caminhões rígidos e articulados com apenas uma articulação, como cavalos-mecânicos e semirreboques, e outros que não necessitam de AET.

Caminhoneiros que forem flagrados circulando em horários da restrição serão multados em R$ 130,16 e receberão quatro pontos na carteira. A infração é considerada média e o caminhão fica retido até o fim da restrição de tráfego.

Nesses feriados, a PRF reforça a fiscalização em todas as rodovias federais do país, com combate à embriaguez ao volante, controle de velocidade com radares portáteis e fiscalização de ultrapassagens proibidas. O transporte de crianças e a abordagem de motociclistas são outras prioridades.

Com reforço de policiais que atuam na área administrativa da PRF, as operações tem ainda ações de educação para o trânsito.

Já podemos nos preocupar? Transportadoras dos Estados Unidos sofrem com a falta de motorista.

O American Transportation Research Institute, instituto de pesquisa sem fins lucrativos do setor de caminhões nos Estados Unidos, divulgou ontem seu relatório anual Top Industry Issues, que inclui a lista dos principais problemas considerados críticos que o setor de transportes da América do Norte enfrenta. Pelo terceiro ano consecutivo, a falta de motoristas é a questão mais preocupante para as transportadoras, à medida que lutam para recrutar e reter motoristas qualificados.

Esse é o terceiro ano seguido em que a falta de motoristas encabeça a lista, já que muitas empresas de transporte não conseguem completar seu quadro de funcionários. No final do ano passado, estudos estimavam que faltavam pelo menos 60.800 caminhoneiros no país. As previsões ainda estimam que faltarão até 160 mil caminhoneiros até 2028, caso a economia norte-americana continue crescendo no mesmo ritmo.

O outros quatro pontos considerados críticos pelo setor de transportes no país são o controle de tempo de serviço dos motoristas; o salários de motoristas, que estão em alta, impactando o lucro das transportadoras, e ainda assim sendo considerados baixos pelos caminhoneiros; a retenção dos caminhoneiros nos clientes e embarcadores, aguardando carga e descarga; e os locais de parada para os caminhões nas estradas.

A pesquisa foi feita com mais de 2 mil transportadoras e caminhoneiros de todos os Estados Unidos.

“Embora 2018 tenha sido um ano incrível para o transporte, vimos alguns desafios em 2019 e certamente encontrar e reter motoristas qualificados permanece no topo da lista para nossa indústria”, disse Barry Pottle, presidente da ATA e presidente e CEO da Pottle’s Transportation. “A análise da ATRI revela a interconectividade desses problemas principais e fornece um roteiro para como transportadoras e motoristas profissionais acreditam que devemos avançar como uma indústria”.

Quando acontecerá no Brasil? Falta de motoristas para 20% da frota de caminhões na Espanha.

O número crescente de vagas de emprego em aberto para motoristas profissionais em países de primeiro mundo está se tornando alarmante. Um estudo recente, promovido pela World Road Transport Organisation (IRU ou União Internacional dos Transportes Rodoviários), mostra que pelo menos 20% da frota de veículos comerciais da Espanha não tem motoristas para dirigi-los.

Os dados apresentados agora refletem uma tendência apresentada em outro estudo da IRU, de março deste ano, em vários outros países, como Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Noruega e Romênia. A grande maioria dos países europeus não consegue motoristas para seus caminhões.

Na Espanha, a tendência ainda é de mais crescimento no número de vagas em aberto. Até o ano que vem, a demanda por novos motoristas deve crescer 18%. Esse aumento significativo no número de vagas em aberto pode fazer até 30% da frota de caminhões da Espanha ficar parada.

A IRU destaca que a escassez poderia ser combatida com mais diversificação no setor de transportes espanhol. As mulheres são menos de 3% da força de trabalho na direção de caminhões, e os jovens, com menos de 25 anos, apenas 5%.

A média de idade dos caminhoneiros na Espanha é de 46 anos, e esse número cresce a cada ano, já que os motoristas ficam mais velhos e os jovens não se interessam pela profissão.

Entre outros motivos, estão as leis do país. A carteira de motorista profissional, que permite a condução de ônibus, só pode ser obtida com 24 anos. Em outros países, como a Bélgica, jovens com 18 anos já podem obter o documento.

“A situação na Espanha faz parte de uma tendência mais ampla que estamos vendo em toda a Europa. Simplesmente, não há motoristas suficientes para atender à demanda e o problema está acelerando rapidamente à medida que os profissionais experientes deixam o setor e não estão sendo substituídos em número suficientemente grande. Essa é uma das questões mais urgentes que o setor de transporte rodoviário enfrenta, que é a força vital da mobilidade e da economia espanhola. Se não revertermos essa maré em breve, haverá efeitos diretos em nossa capacidade de transportar mercadorias e pessoas pelo país, o que impactará muitos milhões de pessoas, empresas e comunidades’, disse Esther Visser, gerente de assuntos sociais da IRU.

Caminhoneiro ganha ação de 600 mil por jornada abusiva

A 1ª Vara do Trabalho de Anápolis-GO teve um dos acordos trabalhistas de valor mais elevado durante a 9ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, quando foram feitas no estado mais de mil audiências de conciliação. Pelo menos 360 tiveram acordos firmados entre as partes.

O valor mais expressivo foi o de um processo de um caminhoneiro contra uma transportadora de Anápolis-GO, que atingiu a cifra de R$ 600 mil.

O caminhoneiro era exposto à jornada abusiva, sem receber horas extras, e também não tinha direito ao intervalo entre as jornadas de trabalho. Além disso, não recebia pelo tempo de espera, diferença de prêmios, folgas e feriados não usufruídos e nem adicional noturno.

A conciliação entre o motorista e a empresa de logística foi mediada pela servidora Fernanda Rosa Cunha, e o acordo foi homologado pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Anápolis, Luiz Eduardo Paraguassu, na última quarta-feira, 18/9.

Viabilidade do gás natural é comprovado pela Scania em teste com a Citrosuco

Durante o lançamento da nova geração de caminhões Scania no Brasil, a montadora anunciou o inicio de uma parceria com as empresas Citrosuco e Morada do Sol para testes com um caminhão movido a gás, que pode ser abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) e também com Biometano, produzido a partir de resíduos, como lixo comum e da agricultura e pecuária.

Os testes começaram em dezembro de 2018, com um caminhão Scania R 410 importado da Suécia, com motor a gás ciclo Otto, com velas de ignição. Desde o início, o veículo foi abastecido apenas com GNV, e realiza viagens entre Matão, no interior de São Paulo, até o Porto de Santos.

Desde dezembro o veículo já rodou mais de 110 mil km. O teste é realizado junto com outro caminhões, movidos a diesel, com a mesma faixa de potência, para comparação. A empresa operadora do veículo, a Morada Logística, obteve uma redução de 15% no custo do quilômetro rodado, sem perder rendimento e realizando o mesmo número de viagens que os veículos a diesel.

“Nossa solução é comprovadamente mais sustentável do que o diesel. O custo é viável economicamente considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Mas, é importante ressaltar que será fundamental o governo federal colocar em prática os sinais que deu sobre seus planos para o gás natural no Brasil. Por exemplo, as privatizações que provocarão um choque de eficiência no setor via aumento da competitividade e por consequência redução dos custos e possivelmente do preço de venda ao consumidor final. Todo o começo de um novo sistema exige movimentos de todos os lados. Estamos recebendo muitas intenções de compra. Ou seja, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta.”

O motor do veículo, com 6 cilindros, 13 litros e 410 cavalos de potência, é original de fábrica, não sendo adaptado para o gás. “Não é conversão. Ele tem garantia de fábrica e tecnologia confiável. Na demonstração com a Citrosuco, o R 410 vem tendo um desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de ser 20% mais silencioso”, completa Munhoz.

Além do monitoramento feito pela Citrosuco e Morada do Sol, um time de engenheiros da Scania acompanha os testes de perto, participando das revisões do veículo, que também é monitorado pelos Serviços Conectados Scania.

Esse sistema de monitoramento analisa e envia para a Scania todas as informações das viagens, com dados detalhados quanto à operação e ao motorista. A Morada Logística tem à disposição uma série de dados para analisar o consumo de combustível, tipo de condução, desgaste de componentes e pneus e muitos outros.

Apesar das modificações técnicas em relação a um veículo a diesel, o caminhão apresenta a mesma tara e tem a mesma capacidade de carga e torque semelhante ao R 410 convencional, a diesel.

Primeiro podcast de CEO’s da indústria de veículos comerciais é lançado pela Daimler

A Daimler Trucks & Buses está lançando o “Transportation Matters”, o primeiro podcast de CEOs da indústria de veículos comerciais. Martin Daum, chefe mundial da Daimler Trucks & Buses, receberá, mensalmente, convidados internacionais dos mais variados setores da sociedade. Os temas englobam os desafios atuais dos negócios de caminhões e ônibus, o que envolve um leque de assuntos muito grande, desde mudanças climáticas, digitalização, condução por propulsão elétrica e autônoma, o futuro do mundo do trabalho, tópicos sobre liderança internacional e muito mais. Com convidados das áreas de negócios, política e esportes, o CEO da Daimler discutirá esses temas para aprender, entender diferentes pontos de vista, criar conexões, encontrar sinergias e, assim, trabalhar em conjunto para impulsionar transformações positivas em nossa sociedade.

O podcast se chama “Transportation Matters”, pois o transporte é um tema de interesse a todos – mesmo que muitos não estejam ligados diretamente a esse setor. No primeiro episódio, Daum explica o propósito para o “Transportation Matters”: “Nosso negócio de veículos comerciais é muito diverso e os temas também vão acompanhar esse amplo leque de abordagem. Alguns episódios serão mais curtos. Outros, mais longos com temas discutidos em profundidade. Para esse mergulho mais profundo, um podcast é, a nosso ver, o formato ideal. O programa poderá oferecer muita informação, históricos e diferentes pontos de vista.”

“Com sua experiência de três décadas, Martin Daum é uma voz influente no setor de transportes – e sua perspectiva vai muito além das fronteiras de sua própria linha de negócios. O formato de áudio de grande sucesso dos podcasts se enquadra com perfeição para essa finalidade. Trata-se de um discurso aberto e crítico sobre importantes questões relativas à economia, transporte e sociedade. Portanto, Martin Daum terá um convidado especial diferente para cada episódio e está assumindo um papel fora do comum para um membro do conselho, como moderador e entrevistador. Em nosso podcast estamos apresentando nossa empresa e CEO em um formato atual e inovador “, conta Florian Martens, chefe de Comunicações Globais da  Daimler Trucks & Buses.

A primeira temporada do “Transportation Matters” começa em 4 de setembro e terá cinco episódios que serão transmitidos em Inglês e Alemão na primeira quarta feira de cada mês. Há um episódio teaser já disponível nas plataformas de  podcast Apple PodcastsSpotify e YouTube, bem como em  www.daimler.com/transportation-matters/en.

No primeiro episódio, Martin Daum receberá como convidado Michael Fleming, CEO da TORC Robotics. Eles conversarão sobre os desafios e oportunidades da condução autônoma para os negócios transporte de carga. A TORC Robotics é uma empresa líder na área de veículos autônomos com muitos anos de experiência.

O tópico que permeia os episódios subsequentes será, entre outros, a importância da sustentabilidade dos transportes, em discussões com, por exemplo, Joschka Fischer (antigo ministro das relações Exteriores da Alemanha e vice-chanceler. Hoje, o Sr. Fischer atua como sócio executivo de Consultoria estratégica da Joschka Fischer and Company, empresa que ele fundou em 2009). Outros convidados do podcast serão Terry Stotts, Instrutor Chefe da equipe da NBA Portland Trail Blazers, e Brad White da BrightHouse sobre o tema Propósito.

Confira os canais para acompanhar o podcast “Transportation Matters”:

Website corporativo da Daimler: www.daimler.com/transportation-matters/en 
Apple Podcasts: d.ai/apple-md

Spotify: d.ai/spotify-md

YouTube: d.ai/youtube-md