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Waymo, empresa de carros do Google e Lyft fecham parceria para disponibilizar carros autônomos no app.

Dez veículos autônomos do Google entrarão no aplicativo da Lyft, em Phoenix (EUA), nos próximos meses

Quando algum veículo da Waymo estiver disponível perto de um passageiro da Lyft, aparecerá a opção para pedir uma corrida pelo carro autônomo. “Esse primeiro passo em nossa parceria irá permitir que apresentemos o Waymo Driver aos usuários da Lyft, possibilitando o que, para muitos, será a primeira corrida em um veículo autônomo”, escreveu John Krafcic, presidente-executivo da Waymo, no anúncio.

Os carros estarão disponíveis inicialmente em Phoenix. A Waymo foi a primeira companhia a cobrar por viagens em carros autônomos. No entanto, a novidade ainda não está disponível para todos, apesar de seu aplicativo ter sido disponibilizado de forma aberta na Play Store recentemente.

Para a Waymo, essa é uma oportunidade de receber feedbacks e escalar sua solução. Já para a Lyft, o benefício pode ser de oferecer viagens de carros autônomos antes de seus concorrentes – inclusive da Uber, que possui a própria empresa dos novos veículos.

Fonte: www.startse.com

Caminhões autônomos, quem lança primeiro? A corrida já começou!

Os EUA e a Europa estão competindo para saber quem será o primeiro a lançar caminhões autônomos nas rodovias, sem motoristas. Há uma grande expectativa para que isso aconteça. Apesar desta competição acirrada, anúncios recentes colocam os EUA na liderança. Um número menor de regulamentações, amplos espaços abertos e inovações domésticas para todas as construções necessárias proporcionam aos Estados Unidos uma clara vantagem.


Em 2017, a Scania forneceu seu caminhão número 100.000 com conectividade ativada, o que permite que seus escritórios realizem diagnósticos remotos e orientem os motoristas a conduzir com mais segurança e com maior eficiência de combustível. Em maio do mesmo ano, a Daimler anunciou o primeiro caminhão autoguiado oficialmente reconhecido no mundo, que deve estar em uso comercial dentro de uma década. Em contraste, os caminhões sem motorista dos EUA já chegaram às estradas e fazendo entregas.

Nos últimos seis meses, caminhões autônomos construídos pela Embark transportam frigoríficos Frigidaire a 650 milhas de um depósito em El Paso, Texas, para um centro de distribuição em Palm Springs, Califórnia. Um caminhão autônomo da Uber fez uma viagem de 180 quilômetros no Colorado para entregar 50 mil latas de cerveja. A Waymo também anunciou que começaria a testar seus caminhões autônomos para entregar carga aos data centers de sua empresa-irmã, o Google, em Atlanta, na Geórgia.

Uma razão pela qual os EUA têm uma vantagem inicial é que as rodovias abertas em grandes áreas são mais convenientes para testar protótipos. Por sua vez, na Europa, a configuração para situações de testes em tempo real é difícil e requer uma série de isenções temporárias de vários governos. A Volvo chegou a fazer demonstração em uma mina na Europa, em parte para evitar toda a burocracia. A multinacional alemã fabricante de automóveis Daimler chegou a anunciar seus caminhões autônomos no estado de Nevada, nos EUA. O primeiro acionamento autônomo de caminhões da Volvo foi testado nos EUA por meio de uma parceria com a Otto, empresa norte-americana de caminhões autônomos que opera no país.

Há também o fato esmagador de tentar obter um retorno positivo sobre o investimento com os caminhões autônomos. O custo para equipar cada caminhão destes pode chegar a US$ 25 mil e é necessário economizar muito em combustível, mão-de-obra e manutenção para justificar o investimento. Grandes empresas de transporte por caminhão e fornecedores de logística em todos os EUA, como a Federal Express e a UPS, têm fortes incentivos para investir em tecnologias por causa das enormes oportunidades para a economia de custos.

Quando se trata de dores de cabeça regulamentares, estas são menores nos EUA, onde a Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Auto Estradas já definiu diretrizes para o setor e está em processo de criar regras para as rodovias do país. A Otto acredita que o governo dos EUA exigirá essa tecnologia no futuro e demandará dos fabricantes de caminhões que a integrem em seus veículos.

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2019/04/

Preço mínimo do Frete Rodoviário é ajustado pelo Governo em 4,13%

O governo reajustou no último dia 24/04/2019 os valores mínimos do frete rodoviário, incorporando uma alta de 10,69% do óleo diesel. As novas tabelas já estão disponíveis no Diário Oficial através do endereço: http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolução-nº-5.842-de-23-de-abril-de-2019-84797092?

Para transporte de carga geral em percursos de até 100 km, por exemplo, o valor por eixo passou de R$ 2,10 por km para R$ 2,19, uma alta de 4,29%. Para cargas de granel no mesmo tamanho de percurso o preço passou de R$ 2,05 para R$ 2,14, aumento de 4,39%. Já para uma carga geral com percurso entre 2.901 km e 3.000 km, o preço passou de R$ 0,88 para R$ 0,95 por quilômetro por eixo, aumento de 7,9%.

Após reunião entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e líderes do movimento de caminhoneiros foram firmados 4 compromissos pelo governo:

  • Multas – estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros;
  • Diesel – transferência do custo do diesel para a tabela do frete;
  • Fiscalização – fiscalização efetiva quanto ao cumprimento da tabela do frete.
  • Caminhoneiros fiscalizam – assinatura de 1 termo de compromisso com as entidades representantes da categoria para tornar mais efetiva a fiscalização.

Fonte: www.poder360com.br/economia