
Plataforma da Petrobras informa, após pressões, a composição dos valores dos combustíveis; acesso facilitado e porcentagens de taxas são destaques
A Petrobras lançou recentemente um site para mostrar os valores que compõem os preços dos combustíveis. Ou seja, agora é possível calcular o valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha que chega para o consumidor final. A ideia da petroleira é explicar a prática de preços de mercado. Bem como, explicar “o que?” e “por qual motivo?” aquele valor está sendo pago.
Contudo, a Petrobras faz questão de reforçar alguns pontos. Um deles, que já divulgava em seu site o valor comercializado nas refinarias. “Nos últimos seis meses essa foi a informação mais acessada no site da Petrobras, com quase 1,5 milhão de visualizações”, cita em nota.
Além disso, salientou que já fez publicidades em TV sobre o assunto. Em novembro do ano passado, informava os processos de formação do preço para o consumidor final.
Agora, na nova plataforma, será possível acessar o valor médio do produto. Isto é, seja no mercado nacional ou por estados. Também estarão disponíveis dados como, parcela da Petrobras, impostos estaduais, biodiesel e valor de distribuição e revenda. Esses dados estarão disponíveis em um formato de histórico para o público.
Acima de tudo, a Petrobras afirma ser responsável pro apenas 1/3 do valor cobrado nos postos. Por outro lado, nega a existência de um monopólio de mercado no Brasil. Ressalta também que uma série de fatores influenciam no preço final dos combustíveis. Por exemplo, o preço do petróleo, influenciado pela lei de oferta e demanda mundial.
SITE PETROBRAS: https://precos.petrobras.com.br/
Fonte: ig.com.br