O American Transportation Research Institute, instituto de pesquisa sem fins lucrativos do setor de caminhões nos Estados Unidos, divulgou ontem seu relatório anual Top Industry Issues, que inclui a lista dos principais problemas considerados críticos que o setor de transportes da América do Norte enfrenta. Pelo terceiro ano consecutivo, a falta de motoristas é a questão mais preocupante para as transportadoras, à medida que lutam para recrutar e reter motoristas qualificados.
Esse é o terceiro ano seguido em que a falta de motoristas encabeça a lista, já que muitas empresas de transporte não conseguem completar seu quadro de funcionários. No final do ano passado, estudos estimavam que faltavam pelo menos 60.800 caminhoneiros no país. As previsões ainda estimam que faltarão até 160 mil caminhoneiros até 2028, caso a economia norte-americana continue crescendo no mesmo ritmo.
O outros quatro pontos considerados críticos pelo setor de transportes no país são o controle de tempo de serviço dos motoristas; o salários de motoristas, que estão em alta, impactando o lucro das transportadoras, e ainda assim sendo considerados baixos pelos caminhoneiros; a retenção dos caminhoneiros nos clientes e embarcadores, aguardando carga e descarga; e os locais de parada para os caminhões nas estradas.
A pesquisa foi feita com mais de 2 mil transportadoras e caminhoneiros de todos os Estados Unidos.
“Embora 2018 tenha sido um ano incrível para o transporte, vimos alguns desafios em 2019 e certamente encontrar e reter motoristas qualificados permanece no topo da lista para nossa indústria”, disse Barry Pottle, presidente da ATA e presidente e CEO da Pottle’s Transportation. “A análise da ATRI revela a interconectividade desses problemas principais e fornece um roteiro para como transportadoras e motoristas profissionais acreditam que devemos avançar como uma indústria”.