Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), durante fiscalização de rotina em veículos transportadores de produtos perigosos em Bauru, no dia 11 de novembro, suspeitou de um veículo com placa de Santo Antônio de Posse e foi detectada a fraude no tanque do caminhão após descontaminação.
O primeiro compartimento armazenava num compartimento ilegal a quantia de 69 litros, o segundo, 47,8 litros e o terceiro, 68,9 litros.
Durante a fiscalização, realizada na base da empresa Stock Distribuidora de Combustível em Bauru, no total foram verificados 44 veículos sendo um autuado, devido a fraude em três dos quatro compartimentos do tanque, ao ficar retido no tanque de carga o combustível que seria entregue nos postos revendedores, além do Certificado de Verificação estar com data alterada.
A partir da autuação o responsável pelo veículo tem o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
A operação especial integrou conjunto de ações da autarquia que acontecem em todo o Estado para verificar as condições dos veículos que transportam produtos perigosos. Na ocasião, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.