O setor de transporte rodoviário de cargas está com uma defasagem média de 13,9% no valor do frete. O índice foi apresentado no encerramento do primeiro dia do CONET&Intersidical, realizado em Curitiba, no Paraná. O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado reúne cerca de 400 empresários do setor.
A pesquisa foi feita pelo Departamento de Estudos e Custos Operacionais da NTC&Logística, Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Segundo o palestrante e engenheiro Lauro Valdívia, um dos principais apontamentos da pesquisa é a defasagem no preços praticados do frete em 2019. No caso do frete por peso, o valor está, em média, 13,9% abaixo do que deveria (18,7% na carga lotação e 9,6% na carga fracionada). Outro dado que chama a atenção é que 61,5% do pagamento dos fretes são recebidos com atraso.
Leia, abaixo, a íntegra do Comunicado:
COMUNICADO CONET DE FEVEREIRO DE 2020
Estudos do DECOPE indicam que o TRC ainda esperada a recuperação do valor do frete rodoviário de carga
Seguindo a sistemática de apuração semestral de índices que indiquem a variação de fretes do segmento transportador rodoviário de cargas, a pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro último aponta para uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao seu custo de 13,9%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 18,7% nas com cargas lotações ou fechadas.
Continua preocupando ainda e chamando a atenção, a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor e GRIS. Constata-se que muitos usuários não remuneram adequadamente o transportador com relação aos serviços complementares ou adicionais. Enquadram-se nesta categoria, por exemplo: a cubagem da mercadoria, a cobrança da EMEX para regiões que se encontram em estado de beligerância, a TRT para as regiões metropolitanas que possuem restrição a circulação de caminhões, os serviços de paletização e guarda/permanência de mercadorias, o uso de escoltas e planos de gerenciamento de riscos customizados, o uso de veículos dedicados, dentre outros.
É importante realçar que muitas vezes os custos adicionais com esses serviços são superiores ao próprio frete, daí porque trata-se de situação crítica, que precisa ser resolvida entre as partes.
Finalizando, é oportuno lembrar que caminhamos para um período de crescimento da economia, onde as demandas devem crescer e os gargalos logísticos se estreitam, razão pela qual, o alerta continua visando a preservação da saúde financeira das empresas do setor e, desta forma, garantindo a sua capacidade de arcar com os investimentos necessários. A eliminação da defasagem é de total interesse do transportador, mas também do contratante que deseja manter a regularidade e a segurança nas suas operações.
FONTE: Fetransul