Os EUA e a Europa estão competindo para saber quem será o primeiro a lançar caminhões autônomos nas rodovias, sem motoristas. Há uma grande expectativa para que isso aconteça. Apesar desta competição acirrada, anúncios recentes colocam os EUA na liderança. Um número menor de regulamentações, amplos espaços abertos e inovações domésticas para todas as construções necessárias proporcionam aos Estados Unidos uma clara vantagem.
Em 2017, a Scania forneceu seu caminhão número 100.000 com conectividade ativada, o que permite que seus escritórios realizem diagnósticos remotos e orientem os motoristas a conduzir com mais segurança e com maior eficiência de combustível. Em maio do mesmo ano, a Daimler anunciou o primeiro caminhão autoguiado oficialmente reconhecido no mundo, que deve estar em uso comercial dentro de uma década. Em contraste, os caminhões sem motorista dos EUA já chegaram às estradas e fazendo entregas.
Nos últimos seis meses, caminhões autônomos construídos pela Embark transportam frigoríficos Frigidaire a 650 milhas de um depósito em El Paso, Texas, para um centro de distribuição em Palm Springs, Califórnia. Um caminhão autônomo da Uber fez uma viagem de 180 quilômetros no Colorado para entregar 50 mil latas de cerveja. A Waymo também anunciou que começaria a testar seus caminhões autônomos para entregar carga aos data centers de sua empresa-irmã, o Google, em Atlanta, na Geórgia.
Uma razão pela qual os EUA têm uma vantagem inicial é que as rodovias abertas em grandes áreas são mais convenientes para testar protótipos. Por sua vez, na Europa, a configuração para situações de testes em tempo real é difícil e requer uma série de isenções temporárias de vários governos. A Volvo chegou a fazer demonstração em uma mina na Europa, em parte para evitar toda a burocracia. A multinacional alemã fabricante de automóveis Daimler chegou a anunciar seus caminhões autônomos no estado de Nevada, nos EUA. O primeiro acionamento autônomo de caminhões da Volvo foi testado nos EUA por meio de uma parceria com a Otto, empresa norte-americana de caminhões autônomos que opera no país.
Há também o fato esmagador de tentar obter um retorno positivo sobre o investimento com os caminhões autônomos. O custo para equipar cada caminhão destes pode chegar a US$ 25 mil e é necessário economizar muito em combustível, mão-de-obra e manutenção para justificar o investimento. Grandes empresas de transporte por caminhão e fornecedores de logística em todos os EUA, como a Federal Express e a UPS, têm fortes incentivos para investir em tecnologias por causa das enormes oportunidades para a economia de custos.
Quando se trata de dores de cabeça regulamentares, estas são menores nos EUA, onde a Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Auto Estradas já definiu diretrizes para o setor e está em processo de criar regras para as rodovias do país. A Otto acredita que o governo dos EUA exigirá essa tecnologia no futuro e demandará dos fabricantes de caminhões que a integrem em seus veículos.
Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2019/04/