A Volvo e a Nvidia anunciaram, na última terça-feira (18), uma parceria com foco em caminhões comerciais autônomos. As empresas usarão a plataforma Drive de inteligência artificial da Nvidia para testes de processamento de dados de sensores, sistemas de percepção, localização e mapeamento. O objetivo é criar um sistema projetado para lidar com condução totalmente autônoma em vias públicas e rodovias. Segundo as empresas, os veículos poderão ser usados, por exemplo, para o transporte de carga, coleta de lixo e reciclagem e mineração.
Hoje, a Volvo já possui um sistema autônomo para caminhões. A companhia, inclusive, anunciou recentemente uma parceria com a DFDS para entrega sem motoristas. Porém, os veículos circulam em uma rota pré-definida. Com a parceria, a Volvo pretende oferecer um sistema 100% autônomo para qualquer via pública.
“A automação é uma área de tecnologia fundamental para o Grupo Volvo. Com essa parceria, aumentaremos ainda mais nossa velocidade de desenvolvimento e fortaleceremos nossos recursos e ativos de longo prazo, para o benefício de nossos clientes em diferentes segmentos e mercados”, afirmou Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, em um comunicado.
A parceria entre a Volvo e a Nvidia será de longo prazo, com alguns anos de trabalho. A parceria inclui o uso de tecnologias para treinamento de redes neurais profundas, simulação em grande escala, testes de hardware e implementação da plataforma Drive em veículos para mapeamento e planejamento de caminhos.
As empresas já começarão a trabalhar no espaço da Volvo em Gotemburgo, na Suécia, e na sede da Nvidia em Santa Clara, na Califórnia.
Fonte: www.startse.com