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BENCHMARKING: Tecnologia a serviço do negócio de Transportes

A frota da Sentinel vem usando novas tecnologias para aumentar a segurança de motoristas e veículos há mais de uma década. Hoje, a empresa reúne dados de diversos sensores como: radar, vídeo e freios para criar uma imagem detalhada do que está acontecendo dentro e fora de seus caminhões.

Recentemente, nosso CEO Flávio Batista teve a oportunidade de visitar a Sentinel Transportation LLC, uma empresa sediada em Delaware nos Estados Unidos, que transporta derivados de petróleo em toda a América.

As câmeras presente em toda a frota, juntamente com um processo robusto de treinamento e acompanhamento, mudaram o comportamento dos motoristas, reduziram as faltas de produto e aumentaram a produtividade. O controle de fadiga, incluindo treinamento contínuo e testes de apneia do sono, também fazem parte do programa de saúde e bem estar da Sentinel.

“Passamos vários anos sem um só acidente evitável”, disse o CEO da Sentinel, Adam Gregori. “E isso percorrendo mais de 30 milhões de milhas por ano.”

O Sentinel usa imagens de câmeras na cabine para treinar motoristas e aplicar aprimorar as técnicas de direção. Embora o treinamento e o aprimoramento do motorista sejam os principais objetivos do sistema de câmeras, certas violações, como o uso de celulares, mesmo com as mãos livres, são pecados capitais e causam demissão imediata. Essas violações e suas consequências são claramente explicadas a todos os motoristas logo na contratação bem como em treinamentos e reuniões periódicas.

Depois de uma violação, o motorista tem a oportunidade de ver o vídeo e geralmente concorda que o que ele fez não é seguro, disse o Gerente de Segurança Regional da Sentinel, David Eicher. Os mais de 500 motoristas do Sentinel passam anualmente por uma combinação de treinamento em sala de aula, nos tablets e também dentro do caminhão.

Andy Frisby trabalha no Hartford Terminal da Sentinel no sul de Illinois. Ele dirigiu grandes veículos por 22 anos, os quatro últimos com Sentinela. Ele disse que quando se juntou à empresa, experimentou o choque cultural. Ele teve que se adequar para ser um motorista mais seguro. Na sua oponião, a tecnolodia hoje presente na empresa ajuda os motoristas a garantir que tenham menos exposição ao risco. Ele cita por exemplo: os limitadores de velocidade e o sistema de monitoramento de pneus. “Com os pneus, o sistema monitora a pressão e a temperatura de cada pneu, disse Frisby. “Isso alerta o motorista se um pneu está “baixo ou superaquecido antes de estourar.”

Outro sistema de segurança importante é o dispositivo de frenagem de emergência automática. Estes podem reduzir as colisões traseiras em cerca de 40%, de acordo com estimativas do Instituto de Seguros Americano, e é por isso aqui lá costuma-se dizer que “Segurança faz muito Sentindo também porque faz muitos dólares”.

Implementação de Tecnologia de Segurança Veicular Voluntária

Um acordo de 2016 entre os órgãos federais e as montadoras líderes acelerará a padronização da frenagem de emergência automática em veículos de passageiros, mas infelizmente ainda não é obrigatória em caminhões pesados. “Como indústria, precisamos continuar a dar prioridade maior à segurança”, disse Gregori.

“Há uma percepção de que essas tecnologias e custos adicionais poderiam afetar negativamente a lucratividade e os resultados financeiros gerais da empresa, especialmente dentro de frotas menores”, disse ele. “É um conflito, francamente, em muitas empresas.” Porém este não é o caso da Sentinel.

“Nós já tivemos tempo suficiente para ver o valor inclusive financeiro da segurança a longo prazo”, disse Gregori. “Os sistemas avançados de assistência ao motorista reforçam nossos valores fundamentais e fortalecem nossa mensagem de segurança com os funcionários. Não apenas falamos sobre segurança, acreditamos nela e por isso fazemos a nossa parte implementando dentro de nossos equipamentos o que existe de mais moderno em tecnologia de segurança”.

 

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